Apresentação
Tornar o aluno um bom produtor e leitor de textos é uma das principais funções da escola. Com esse intuito, este projeto foi desenvolvido na perspectiva interdisciplinar e teve o Jornal Mural e o blog como estratégia didática para estabelecer a mediação dialética entre os diferentes saberes específicos que o embasaram.
2 – Professora responsável: Maria Elza
3 – Público-alvo: Ensino Fundamental II e comunidade escolar.
4–Duração: ano letivo de 2012 , sendo que o jornal terá a periodicidade Mensal.
5- Disciplina envolvida: As que compõem o currículo do Ensino Fundamental II
6- Justificativa
O jornal é um importante meio de comunicação. É através dele que tomamos conhecimento de fatos importantes que acontecem no lugar onde moramos, no nosso Estado, no país e no mundo, sendo também, um excelente instrumento para o desenvolvimento e a prática da maioria dos conteúdos contidos nas áreas do conhecimento transmitidos através da educação formal, motivando a autonomia e a criatividade dos alunos no que diz respeito á leitura e à produção textual.
O jornal é um importante meio de comunicação. É através dele que tomamos conhecimento de fatos importantes que acontecem no lugar onde moramos, no nosso Estado, no país e no mundo, sendo também, um excelente instrumento para o desenvolvimento e a prática da maioria dos conteúdos contidos nas áreas do conhecimento transmitidos através da educação formal, motivando a autonomia e a criatividade dos alunos no que diz respeito á leitura e à produção textual.
7- Objetivo:
-Geral:
-Elaborar um saber interdisciplinar por intermédio da produção do Jornal escolar;
-Produzir um Jornal Escolar com as turmas de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II, a fim de que o aluno possa:
-Geral:
-Elaborar um saber interdisciplinar por intermédio da produção do Jornal escolar;
-Produzir um Jornal Escolar com as turmas de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II, a fim de que o aluno possa:
· Manifestar o seu saber elaborado;
· Sentir-se pertencente ao ambiente escolar;
· Tornar-se bom produtor de textos;
-Conhecer os mecanismos de produção com uso das TICs;
·Liberar sua palavra, valorizando sua própria autonomia.
-Específicos:
-Envolver a comunidade escolar veiculando as informações e acontecimentos mais importantes ocorridos tanto na escola quanto na comunidade em geral;
-Envolver a comunidade escolar veiculando as informações e acontecimentos mais importantes ocorridos tanto na escola quanto na comunidade em geral;
-Valorizar a interdisciplinaridade;
-Contribuir para a compreensão da função sociabilizadora do jornal;
-Fomentar o desenvolvimento da competência de comunicação nos diferentes níveis;
-Estimular a adoção de atitudes críticas responsáveis face aos problemas da comunidade escolar em que estão inseridos;
-Otimizar a sociabilização e o trabalho em equipe;
-Utilizar novas tecnologias de informação;
-Promover hábitos de pesquisa (na Internet e não só) para um maior enriquecimento cultural;
-Motivar a colaboração de toda a comunidade escolar e meio envolvente.
8 – Metodologia:
-Na primeira metade do primeiro bimestre os alunos envolvidos na produção do jornal farão levantamento junto aos outros alunos dos assuntos de maior interesse da comunidade. Com este levantamento organizarão a elaboração do jornal da escola.
Na segunda metade do primeiro bimestre ficará a produção do jornal com os assuntos mais apontados, os demais serão contemplados nas outras edições.
- Os alunos ficarão responsáveis pela divulgação do jornal;
-Inicialmente, o jornal terá uma periodicidade mensal e online.
-Os alunos formarão equipes de trabalho de acordo com a seção do jornal que queiram trabalhar;
-Os alunos serão orientados, em todas as etapas da elaboração do jornal, pela professora responsável pelo projeto.
-Os alunos coletarão suas pesquisas na comunidade escolar e local, através de entrevistas, reportagens, enquetes, pesquisas na Internet, etc. Redigirão seus textos e enviarão para o email da professora responsável para revisão, só depois disso serão reenviados para os autores para formatação e publicação,
-Depois de formatado, o jornal será disponibilizado no blog da escola e será feito, também, o jornal mural;
9- Suporte de publicação: on-line e o mural.
10- Recursos:
O Computadores, Internet, programa de editor de texto e de desenho, impressora, papel Chamex , piloto, caneta hidrocor, câmera fotográfica digital, pen drive, fita dupla face, pistola de cola quente com bastões de uso.
. Avaliação: processual
Bibliografia:
DIMENSTEIN, Gilberto. O Cidadão de Papel a infância, a adolescência e os direitos humanos no Brasil. 10ª edição. Editora Ática.São Paulo. 1994 (Série Discussão Aberta).
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. Editora Paz e Terra. Rio de Janeiro, 1982.
Sexta-Feira 15/06/2012
Alunos no pátio da EMEF no primeiro dia em que foi realizada a propaganda do Jornal Mural ( projeto nas ondas do rádio).
A propaganda do Jornal Mural foi intercalada com música.
Quarta-feira 04 de Julho sai o primeiro ´numero do jornal mural da EMEF CEU Alto Alegre
Os alunos nos últimos retoques do painel onde será exposto o Jornal Mural.
Parabéns a todos alunos.
Obrigada a todos que coloboraram com o projeto.
Um agradecimento especial a professora Ana Cristina, que nos ajuda constantemente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário