domingo, 17 de junho de 2012

Projeto Pasta de Leitura



Projeto Pasta de Leitura.
O Projeto visa o incentivo à Leitura por Prazer no ambiente familiar com suporte da unidade escolar. Consiste em um conjunto de ações que com o  apoio das  famílias democratizarão o acesso ao mundo da leitura. Isso significa possibilitar a interação da unidade escolar com os familiares por meio da leitura. 
Justificativa
As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las,
Projeto Pasta de Leitura.
O Projeto visa o incentivo à Leitura por Prazer no ambiente familiar com suporte da unidade escolar. Consiste em um conjunto de ações que com o  apoio das  famílias democratizarão o acesso ao mundo da leitura. Isso significa possibilitar a interação da unidade escolar com os familiares por meio da leitura. 
Justificativa
As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las,  ouvi-las e as reescrever tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.
Objetivos:
Ampliar o repertório literário. Familiarizá-las com o mundo da escrita.
 Aproximá-las do universo escrito, relacionar texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler.
 Metodologia:
O primeiro passo para o encaminhamento do projeto é a busca de parceiros que apóiem as ações a ser desenvolvidas. Conto com a gestão, alunos e os familiares neste importante projeto para o ano de 2012.  
Etapas do projeto:
•Apresentação do projeto para os alunos.
•Organização das Pastas e distribuição para os alunos.
• Cada aluno uma vez por mês ( aproximadamente) levará a Pasta de Leitura para casa e devolverá dois dias depois.  
• Na pasta conterá uma cópia do projeto, um texto  e um caderno.
• O texto deverá ser lido  com e para aos familiares.
• Após a leitura, no caderno como devolutiva da leitura tanto o aluno como seu responsável irá escrever as impressões ( o que achou, que tipo de contribuição trouxe, se gostou do texto, etc) que teve sobre a leitura
 ouvi-las e as reescrever tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.
Objetivos:
Ampliar o repertório literário. Familiarizá-las com o mundo da escrita.
 Aproximá-las do universo escrito, relacionar texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler.
 Metodologia:
O primeiro passo para o encaminhamento do projeto é a busca de parceiros que apóiem as ações a ser desenvolvidas. Conto com a gestão, alunos e os familiares neste importante projeto para o ano de 2012.  
Etapas do projeto:
•Apresentação do projeto para os alunos.
•Organização das Pastas e distribuição para os alunos.
• Cada aluno uma vez por mês ( aproximadamente) levará a Pasta de Leitura para casa e devolverá dois dias depois.  
• Na pasta conterá uma cópia do projeto, um texto  e um caderno.
• O texto deverá ser lido  com e para aos familiares.
• Após a leitura, no caderno como devolutiva da leitura tanto o aluno como seu responsável irá escrever as impressões ( o que achou, que tipo de contribuição trouxe, se gostou do texto, etc) que teve sobre a leitura

Texto da primeira fase do projeto. 
 
10 dicas para gostar de ler ( em construção)
1. Escolha uma hora bem calma
Procure um lugar e uma hora calmos e sente-se com um livro. Dez a quinze minutos por dia é suficiente.
2. Faça da leitura um prazer
A leitura precisa ser algo prazeroso. Sente com os que farão ou ouvirão a leitura. Tente não fazer pressão se ele ou ela estiverem indispostos no momento. Procure conversar para que entenda o valor da leitura.
3. Mantenha o fluxo
Se o leitor pronunciar uma palavra errada, não interrompa imediatamente. Ao invés disso, dê a oportunidade para autocorreção.
4. Seja positivo
Se a criança diz algo quase certo no início de uma frase, tudo bem. Não diga “Não, está errado”, mas sim “Vamos ler isso aqui juntos” e dê ênfase às palavras quando pronunciá-las. Aumente a confiança da criança com dizeres positivos a cada pequena melhoria que ela conseguir. “

5. Sucesso é a chave
Pais ansiosos para que seus filhos progridam podem, erroneamente, dar livros muito difíceis. Isso pode causar o efeito oposto ao que eles estão esperando.
6. Visite a Biblioteca
Encoraje seu filho a retirar livros na biblioteca pública. Leve-o até lá e mostre, com calma, tudo que ele precisa.
7. Pratique regularmente
Tente ler com seu filho todos os dias da semana. Pouco, mas frequentemente Ã© a melhor estratégia.
8. Fale sobre os livros
Ser um bom leitor é muito mais do que simplesmente ler palavras corretamente. O mais importante é entender e refletir sobre o que está lendo. Sempre fale com seu filho sobre o livro, sobre as figuras, sobre as personagens, como ele acha que vai ser o final da história, sua parte favorita etc. Assim você vai ver como está o entendimento dele e poderá ajudá-lo a desenvolver uma boa interpretação.
9. Varie sempre
Lembre que a crianças precisam experimentar vários materiais de leitura. Por exemplo, livros só de figuras, quadrinhos, revistas, poemas e até os jornais.
10. Esta décima dicas, que tal vocês colaboradores da pasta de leitura ajudarem  a compor?
 Alguns exemplos de participação da primeira fase do Projeto Pasta de Leitura








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