Projeto Pasta de Leitura.
O Projeto
visa o incentivo à Leitura por Prazer no ambiente familiar com suporte da
unidade escolar. Consiste em um conjunto de ações que com o apoio das famÃlias democratizarão o acesso ao mundo da
leitura. Isso significa possibilitar a interação da unidade escolar com os
familiares por meio da leitura.
Justificativa
As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de
contá-las,
Objetivos:
Projeto Pasta de Leitura.
O Projeto
visa o incentivo à Leitura por Prazer no ambiente familiar com suporte da
unidade escolar. Consiste em um conjunto de ações que com o apoio das famÃlias democratizarão o acesso ao mundo da
leitura. Isso significa possibilitar a interação da unidade escolar com os
familiares por meio da leitura.
Justificativa
As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de
contá-las, ouvi-las e as reescrever tem
inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da
identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e Ã
de se expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do
universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos
patrimônios culturais: a escrita.Objetivos:
Ampliar o
repertório literário. Familiarizá-las com o mundo da escrita.
Aproximá-las
do universo escrito, relacionar texto e ilustração, manifestar sentimentos,
experiências, idéias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios
próprios para selecionar o que vão ler.
Metodologia:
O
primeiro passo para o encaminhamento do projeto é a busca de parceiros que
apóiem as ações a ser desenvolvidas. Conto com a gestão, alunos e os familiares
neste importante projeto para o ano de 2012.
Etapas do
projeto:
•Apresentação
do projeto para os alunos.
•Organização
das Pastas e distribuição para os alunos.
• Cada
aluno uma vez por mês ( aproximadamente) levará a Pasta de Leitura para casa e
devolverá dois dias depois.
• Na
pasta conterá uma cópia do projeto, um texto
e um caderno.
• O texto
deverá ser lido com e para aos
familiares.
• Após a
leitura, no caderno como devolutiva da leitura tanto o aluno como seu
responsável irá escrever as impressões ( o que achou, que tipo de contribuição trouxe,
se gostou do texto, etc) que teve sobre a leitura
ouvi-las e as reescrever tem
inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da
identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e Ã
de se expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do
universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos
patrimônios culturais: a escrita.
Objetivos:
Ampliar o
repertório literário. Familiarizá-las com o mundo da escrita.
Aproximá-las
do universo escrito, relacionar texto e ilustração, manifestar sentimentos,
experiências, idéias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios
próprios para selecionar o que vão ler.
Metodologia:
O
primeiro passo para o encaminhamento do projeto é a busca de parceiros que
apóiem as ações a ser desenvolvidas. Conto com a gestão, alunos e os familiares
neste importante projeto para o ano de 2012.
Etapas do
projeto:
•Apresentação
do projeto para os alunos.
•Organização
das Pastas e distribuição para os alunos.
• Cada
aluno uma vez por mês ( aproximadamente) levará a Pasta de Leitura para casa e
devolverá dois dias depois.
• Na
pasta conterá uma cópia do projeto, um texto
e um caderno.
• O texto
deverá ser lido com e para aos
familiares.
• Após a
leitura, no caderno como devolutiva da leitura tanto o aluno como seu
responsável irá escrever as impressões ( o que achou, que tipo de contribuição trouxe,
se gostou do texto, etc) que teve sobre a leitura
Texto da primeira fase do projeto.
10 dicas para gostar de ler ( em construção)
1. Escolha uma hora bem calma
Procure
um lugar e uma hora calmos e sente-se com um livro. Dez a quinze minutos por
dia é suficiente.
2. Faça da leitura um prazer
A
leitura precisa ser algo prazeroso. Sente com os que farão ou ouvirão a leitura.
Tente não fazer pressão se ele ou ela estiverem indispostos no momento. Procure
conversar para que entenda o valor da leitura.
3. Mantenha o fluxo
Se o
leitor pronunciar uma palavra errada, não interrompa imediatamente. Ao invés
disso, dê a oportunidade para autocorreção.
4. Seja positivo
Se a criança diz algo quase certo no inÃcio de uma frase, tudo
bem. Não diga “Não, está errado”, mas sim “Vamos ler isso aqui juntos” e dê
ênfase às palavras quando pronunciá-las. Aumente a confiança da criança com
dizeres positivos a cada pequena melhoria que ela conseguir. “
5. Sucesso é a chave
Pais
ansiosos para que seus filhos progridam podem, erroneamente, dar livros muito
difÃceis. Isso pode causar o efeito oposto ao que eles estão esperando.
6. Visite a Biblioteca
Encoraje
seu filho a retirar livros na biblioteca pública. Leve-o até lá e mostre, com
calma, tudo que ele precisa.
7. Pratique regularmente
Tente ler com seu filho todos os dias da semana. Pouco,
mas frequentemente é
a melhor estratégia.
8. Fale sobre os livros
Ser
um bom leitor é muito mais do que simplesmente ler palavras corretamente. O
mais importante é entender e refletir sobre o que está lendo. Sempre fale com
seu filho sobre o livro, sobre as figuras, sobre as personagens, como ele acha
que vai ser o final da história, sua parte favorita etc. Assim você vai ver
como está o entendimento dele e poderá ajudá-lo a desenvolver uma boa
interpretação.
9. Varie sempre
Lembre
que a crianças precisam experimentar vários materiais de leitura. Por exemplo,
livros só de figuras, quadrinhos, revistas, poemas e até os jornais.
10. Esta décima dicas, que tal vocês colaboradores
da pasta de leitura ajudarem a compor?
Alguns exemplos de participação da primeira fase do Projeto Pasta de Leitura
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