REGULAMENTO
I. Objetivo
Incentivar o aluno a usar a sua criatividade e seus conhecimentos históricos para escrever uma história em que o direito constitucional a diversidade seja garantido ao final de sua redação.
Caberá ao aluno considerar que este direito a diversidade foi negado durante o governo de Hitler. E a negação a esta situação levou judeus, ciganos, Testemunhas de Jeová e outros grupos a serem discriminados e perseguidos pelos nazistas ou por seus colaboradores.
Esta ( e) personagem pode ser real ou fictícia, tanto no nome, nacionalidade, religião, assim como na sua trajetória.
O momento e local histórico vivido pelo personagem SOBREVIVENTE devem manter-se coerentes com os principais fatos do HOLOCAUSTO ou do contexto atual.
II. Participação
Podem participar alunos de 6º a 9º. anos do Ensino Fundamental II da EMEF Alto Alegre.
III. Trabalhos
Consistem em redações de até 2 páginas digitadas em letra tipo Times New Roman, corpo 12, com espaçamento simples entre linhas ou de 2 a 3 paginas manuscritas.
IV. Critérios de avaliação
Os critérios de avaliação da redação do aluno são :
I. Objetivo
Incentivar o aluno a usar a sua criatividade e seus conhecimentos históricos para escrever uma história em que o direito constitucional a diversidade seja garantido ao final de sua redação.
Caberá ao aluno considerar que este direito a diversidade foi negado durante o governo de Hitler. E a negação a esta situação levou judeus, ciganos, Testemunhas de Jeová e outros grupos a serem discriminados e perseguidos pelos nazistas ou por seus colaboradores.
Esta ( e) personagem pode ser real ou fictícia, tanto no nome, nacionalidade, religião, assim como na sua trajetória.
O momento e local histórico vivido pelo personagem SOBREVIVENTE devem manter-se coerentes com os principais fatos do HOLOCAUSTO ou do contexto atual.
II. Participação
Podem participar alunos de 6º a 9º. anos do Ensino Fundamental II da EMEF Alto Alegre.
III. Trabalhos
Consistem em redações de até 2 páginas digitadas em letra tipo Times New Roman, corpo 12, com espaçamento simples entre linhas ou de 2 a 3 paginas manuscritas.
IV. Critérios de avaliação
Os critérios de avaliação da redação do aluno são :
- Clareza de raciocínio e objetividade, levando em consideração os fatos históricos sobre o nazismo e sua política de perseguição e extermínio das minorias consideradas como “indesejáveis’ ou uma situação atual em que este direito de ser diferente seja negado.
- Informação sobre a vida do SOBREVIVENTE: local, datas, condições de vida em um porão, sótão, gueto, orfanato, campos de concentração, etc. Ou de vida na atualidade se for escrever sobre uma situação atual.
- Sentimentos vividos : seus medos, suas alegrias, tristezas, coragem, paixão e esperança.
- Lição de vida e visão de futuro : o que podemos aprender e ensinar estudando a história daqueles que foram perseguidos pelos nazistas entre 1933-1945 ? Ou que vivem na atualidade e sofrem algum tipo de situação de desrespeito.
Uma comissão julgadora, coordenada pela Profa. Maria Elza Araujo e apoiado por outros professores da EMEF classificará os trabalhos apresentados, conforme os critérios acima.
V. Prazos e Entrega dos trabalhos:
a) Cada aluno poderá participar apenas com uma redação e entregues até 10/10/2014
b) As redações poderão ser divulgadas e, para tanto, deverão estar acompanhados de autorização do responsável pelo aluno(a) que permita, à critério da professora posterior divulgação do texto em eventos e meios apropriados, sempre que julgar oportuno, citando o nome do autor e desobrigando a direitos autorais. .
c) Os textos não serão devolvidos.
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d) Premiação para alunos seguira os critérios estabelecidos e são o resultado de uma campanha empreendida pela professora Maria Elza Araujo juntamente a comerciante locais e não possui vínculos com a escola.
A solenidade de premiação será realizada no teatro do CEU Alto Alegre em data a ser divulgada.
VII. Prêmios:
Serão divulgados posteriormente
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